As ruas sempre acolheram e acolherão os skatistas, mas nem sempre é interessante (muitas vezes é, na verdade, bastante arriscado) disputar espaço com carros, pedestres, vendedores ambulantes, animais, etc. O problema é ainda pior nas grandes cidades como São Paulo. Somando-se a isso a péssima qualidade dos asfaltos, é sempre bom conhecer “picos” ideais para dar umas voltas – seja em pistas ou ótimas ladeiras. Por isso, compilamos aqui duas listas feitas pelo site Catraca Livre para os skatistas de São Paulo:
Melhores pistas de skate de São Paulo
Andar de skate nas ruas, calçadas e praças comuns é ótimo, mas chega uma hora em que dá vontade de partir para as pistas. Os locais, além de preparados para a prática de várias modalidades, ainda se torna um ponto de encontro entre pessoas com pelo menos um interesse em comum: o skate, é claro! Veja abaixo a lista das melhores pistas de São Paulo (e uma do ABC):
ZONA LESTE
CEU Parque Veredas
Rua Daniel Muller, 347, Itaim Paulista
(11) 2563 6247
CEU Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca, s/n, Cidade Líder
(11) 2723 7549
ZONA SUL
Pista de skate da Saúde
Rua Dom Vilares (embaixo do complexo Maria Maluf)
Minirrampa do Jabaquara
Av. Armando Arruda Pereira X R. Cel. Luis de Faria e Souza
CEU Campo Limpo
Av Carlos Lacerda, 678- Pirajussara
(11) 5843-4829
Pista de Skate Água Espraiada (Pântano)
Av. Jornalista Roberto Marinho, s/ n, Água Espraiada
ZONA OESTE
Pista de Skate do Sumaré
Av. Dr. Arnaldo x Rua Cardoso de Almeida (ao lado da Estação Sumaré do metrô)
CEU Butantã
Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870, Rio Pequeno
(11) 3732-4550
ZONA NORTE
Pista Parque da Juventude
Avenida Zaki Narchi, 1309, Santana
(11) 2251-2706
ABC
Praça Samuel Sabatini, 50, Centro
(11) 4126-3651
Melhores ladeiras de São Paulo
Quem gosta de descer ladeira a bordo de um longboard, seja para praticar speed, slalom ou o downhill slide, precisa, além de equipamento e habilidade, um local perfeito. Não é em todo bairro que se encontra ladeiras com bom asfalto e quantidade reduzida (ou ausência, o que seria melhor ainda) de carros. Por isso, a lista abaixo vem bem a calhar! Se você é praticamente, visite cada uma delas e eleja suas favoritas!
Quintal do Ipiranga
Considerada um dos melhores “picos” para o esporte, sobretudo para iniciantes, a ladeira do museu chama atenção por suas fáceis condições. Sem trânsito, o terreno é largo com pouca inclinação. Fica em frente ao Museu do Ipiranga
.
Pico do Jaraguá
Indicado para atletas mais experientes, a descida do Pico do Jaraguá proporciona uma paisagem de tirar o fôlego em meio a ldeiras bem inclinadas.
Barriga Velha
Próprio para a prática do Downhill Slide, a Barriga da Velha é considerada uma das mais tradicionais ladeiras de São Paulo. Frequentada por skatistas e longboarders desde os anos 90, a descida está situada no bairro Palmas do Tremembé.